A influência do “outro” no extremo sul do Brasil
uma análise semiótica da cidade de Pelotas através da mídia impressa em sua Belle Époque
Palavras-chave:
Semiótica discursiva, Modos de vida, Mídia impressa, Belle Époque, Pelotas
Resumo
Mudanças nos valores e costumes da população burguesa europeia, no final do século xix e início do século xx, foram logo assimiladas no Brasil. Uma visão de mundo que se enunciava com marcas de um outro, em um período eufórico, num discurso de modernidade, de mudanças no modo de vida de uma parcela da sociedade. Ideias de progresso e civilização divulgadas pela imprensa e ancoradas em sua Belle Époque. Utilizando como base teórica e metodológica a teoria da semiótica discursiva, este trabalho tem como objetivo um breve estudo exploratório da mídia impressa em Pelotas a partir do final do século xix, para entender o processo de transformação da cidade, que atingiu, também, a imprensa.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Marroni, F. V. (2019). A influência do “outro” no extremo sul do Brasil: uma análise semiótica da cidade de Pelotas através da mídia impressa em sua Belle Époque. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 309-332. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15250
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).