Gêneros na escola: uma proposta didática de trabalho

  • Adail Sobral Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Karina Giacomelli Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: gêneros, transposição, proposta didática, dialogismo

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é apresentar uma proposta de transposição de gêneros para o ambiente escolar sem desfigurá-los mediante uma modelização enrijecedora , mas sem perder de vista que toda transposição modeliza, de alguma maneira que torna estáticos objetos que são dinâmicos e que por isso o trabalho com gêneros requer uma mudança de atitude com respeito ao que se entende como objeto de ensino, conteúdo de aprendizagem, ensino e aprendizagem. Com esse objetivo em vista, pretendemos explorar teórica e metodologicamente parâmetros dialógicos sobre os gêneros. Não nos limitamos a uma exposição teórica e/ou metodológica, mas fazemos ainda uma análise ilustrativa.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Sobral, A., & Giacomelli, K. (2019). Gêneros na escola: uma proposta didática de trabalho. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 449-469. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15251