Discursivizações sobre crenças no ensino e na aprendizagem de língua inglesa em um artigo acadêmico-científico
Palavras-chave:
Crenças, Ensino, Aprendizagem, Inglês, Funcionamento discursivo
Resumo
Este artigo objetiva investigar as análises de um articulista sobre crenças acerca do ensino e aprendizagem de Inglês em um artigo científico. A pergunta de pesquisa procurou responder qual funcionamento discursivo sustenta tais análises e quais os efeitos de sentido que decorrem desse funcionamento. Norteamo-nos pela seguinte hipótese: embora as análises do articulista se propusessem a identificar e/ou analisar as crenças do informante, indiciou-se que o articulista acabava por referendar as crenças. Isso, consequentemente, poderia apontar para uma possível constituição do articulista pelas mesmas crenças. O trabalho fundamentou-se na Análise de Discurso francesa. O corpus foi constituído por análises de um articulista sobre crenças e ensino e aprendizagem de Inglês. Pudemos verificar que, geralmente, o articulista também se constitui pelas mesmas crenças do informante. As análises apontaram para um funcionamento discursivo caracterizado como uma discursivização circular das crenças, pois, a discussão parece girar em torno dela mesma, dificultando a promoção de deslocamentos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Duarte Oliveira, P., & Sérgio Bertoldo, E. (2019). Discursivizações sobre crenças no ensino e na aprendizagem de língua inglesa em um artigo acadêmico-científico. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 193-232. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15262
Seção
Artigos
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