Que área sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em letras (linguagem)
Palavras-chave:
Linguística aplicada e ensino de língua, Atualização epistemológica, Epistemologia da área, Nomenclatura científica na área da linguagem
Resumo
Neste texto, após resenha teórico-prática e histórica de posições epistêmicas que têm marcado o campo da Linguística Aplicada em relação às áreas da Literatura e da Linguística, refletimos sobre a relevância de legitimar a área de Aquisição/Aprendizagem e Ensino de Línguas (AELin) junto às agências de fomento à pesquisa, de modo a poder constituí-la como área acadêmica/científica relativa aos processos de ensino, de aprendizagem e de formação dos agentes para lidar exclusivamente com o ensino de línguas. Para tanto, iniciamos com uma radiografia da chamada área de Letras, seus problemas e promessas, sublinhando sua indefinição identitária como área científico-acadêmica. Depois, traçamos e interpretamos a trajetória de construção da Linguística Aplicada no país, mostrando como ela nos ajudou e confundiu na construção da profissionalidade e do caráter científico da área de AELin. Por fim, apontamos decorrências para a renovação da área de formação profissional na área de AELin na forma de pontos para uma pauta imediata.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Carlos Paes Almeida Filho, J., & Frank Oliveira, H. (2019). Que área sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em letras (linguagem). Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 197-215. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15274
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).