Que área sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em letras (linguagem)

  • José Carlos Paes Almeida Filho Universidade de Brasília - UnB
  • Hélvio Frank Oliveira Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Linguística aplicada e ensino de língua, Atualização epistemológica, Epistemologia da área, Nomenclatura científica na área da linguagem

Resumo

Neste texto, após resenha teórico-prática e histórica de posições epistêmicas que têm marcado o campo da Linguística Aplicada em relação às áreas da Literatura e da Linguística, refletimos sobre a relevância de legitimar a área de Aquisição/Aprendizagem e Ensino de Línguas (AELin) junto às agências de fomento à pesquisa, de modo a poder constituí-la como área acadêmica/científica relativa aos processos de ensino, de aprendizagem e de formação dos agentes para lidar exclusivamente com o ensino de línguas. Para tanto, iniciamos com uma radiografia da chamada área de Letras, seus problemas e promessas, sublinhando sua indefinição identitária como área científico-acadêmica. Depois, traçamos e interpretamos a trajetória de construção da Linguística Aplicada no país, mostrando como ela nos ajudou e confundiu na construção da profissionalidade e do caráter científico da área de AELin. Por fim, apontamos decorrências para a renovação da área de formação profissional na área de AELin na forma de pontos para uma pauta imediata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Paes Almeida Filho, Universidade de Brasília - UnB
Doutor em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
Hélvio Frank Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013), com estágio pós-doutoral concluído no PPGLA da UnB (2014). Docente efetivo na Universidade Estadual de Goiás com atuação profissional (professor e orientador) no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Carlos Paes Almeida Filho, J., & Frank Oliveira, H. (2019). Que área sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em letras (linguagem). Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 197-215. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15274