Ensino da língua materna no Brasil
políticas públicas e reflexões sobre o curso de Letras
Palavras-chave:
Curso de Letras, Ensino, Política linguística e cultural, Formação de professores
Resumo
Propõe-se discutir a realidade atual dos cursos de formação de professores de Letras e sua política linguística e cultural. Essa discussão tem como base as políticas públicas culturais, educacionais e de ensino de língua materna, a fim de se explanar sobre o currículo do curso. Tem como objetivos, apresentar o contexto sociocultural em que se inserem os cursos de Letras na contemporaneidade; e identificar discursos político-educacionais de formação do professor de língua materna, bem como as políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa, no Brasil. Para o desenvolvimento desta discussão, a metodologia é a de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sobre as diretrizes curriculares, políticas de formação do professor e do ensino de língua materna. A estrutura acadêmica continua desatualizada, apesar da dedicação e suporte teórico de diferentes pesquisadores, cujos estudos científicos sobre a língua são agregados aos diferentes currículos dos cursos, mas de forma não efetiva.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Maria Netto Prados, R., & Maria Alvarez, S. (2019). Ensino da língua materna no Brasil: políticas públicas e reflexões sobre o curso de Letras. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 125-143. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15275
Seção
Artigos
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