As representações do brasileiro sobre a língua francesa e suas consequências no ensino para crianças e adolescentes

uma perspectiva bakhtiniana

  • Deise Cristina de Lima Picanco Universidade Federal do Paraná
  • Gabriella Fraletti de Souza Rubbo Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Língua francesa, Representações, Bakhtin

Resumo

Partindo de uma perspectiva sócio-histórica e discursiva da linguagem, este artigo tem como objetivo avaliar como se constituem no Brasil as expectativas dos alunos em relação à língua francesa e seus possíveis efeitos sobre a aprendizagem. Há, no país, uma tendência ao enaltecimento desta língua que podemos observar ao avaliarmos, a partir da teoria desenvolvida pelos autores do Círculo de Bakhtin, as concepções historicamente construídas pelos sujeitos sobre o idioma francês. A reflexão que surge desta análise nos leva a questionar como este imaginário adentra as salas de aula por meio dos livros didáticos e é percebido, em especial, pelas crianças e adolescentes. Perguntamo-nos como estas representações podem afetar a maneira como estes sujeitos aprendem a língua e de que forma o processo de ensino-aprendizagem se relaciona com este imaginario.

Biografia do Autor

Deise Cristina de Lima Picanco, Universidade Federal do Paraná
Formada em Letras Português/ Espanhol (1995), Mestre em Educação (2001) e Doutora (2006) em Letras (Estudos Linguísticos), pela UFPR -Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na área de Educação Linguística, especialmente com o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Metodologia de ensino de línguas estrangeiras, História do ensino de línguas no Brasil, Análise do discurso sobre a língua estrangeira e seu ensino. Seus principais referenciais teóricos são os textos dos autores do Círculo de Bakhtin e da Análise do Discurso Francesa. É professora do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Na graduação ministra atualmente as disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas - Neolatinas. Coordena os Cursos de Espanhol e Francês para Fins Acadêmicos oferecidos em parceria com o Curso de Letras e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. De outubro de 2010 a março de 2013 esteve no cargo de Vice-Diretora do Setor de Educação/UFPR. Desde julho de 2011 até o primeiro semestre de 2013 foi coordenadora de gestão do PIBID/UFPR. Em abril de 2013 assumiu a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
Gabriella Fraletti de Souza Rubbo, Universidade Federal do Paraná
Mestranda em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, possui graduação em Letras pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2013). Atualmente trabalha como professora de francês língua estrangeira na Aliança Francesa de Curitiba. É também tradutora juramentada Português-Francês inscrita na Junta Comercial do Paraná. Atua na área de Ensino da Linguagem e de Línguas Estrangeiras Modernas, especialmente para o público infantil, e realiza pesquisas referentes à Análise do discurso sobre a língua estrangeira e seu ensino.   
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Cristina de Lima Picanco, D., & Fraletti de Souza Rubbo, G. (2019). As representações do brasileiro sobre a língua francesa e suas consequências no ensino para crianças e adolescentes: uma perspectiva bakhtiniana. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 173-196. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15276