As representações do brasileiro sobre a língua francesa e suas consequências no ensino para crianças e adolescentes
uma perspectiva bakhtiniana
Palavras-chave:
Língua francesa, Representações, Bakhtin
Resumo
Partindo de uma perspectiva sócio-histórica e discursiva da linguagem, este artigo tem como objetivo avaliar como se constituem no Brasil as expectativas dos alunos em relação à língua francesa e seus possíveis efeitos sobre a aprendizagem. Há, no país, uma tendência ao enaltecimento desta língua que podemos observar ao avaliarmos, a partir da teoria desenvolvida pelos autores do Círculo de Bakhtin, as concepções historicamente construídas pelos sujeitos sobre o idioma francês. A reflexão que surge desta análise nos leva a questionar como este imaginário adentra as salas de aula por meio dos livros didáticos e é percebido, em especial, pelas crianças e adolescentes. Perguntamo-nos como estas representações podem afetar a maneira como estes sujeitos aprendem a língua e de que forma o processo de ensino-aprendizagem se relaciona com este imaginario.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Cristina de Lima Picanco, D., & Fraletti de Souza Rubbo, G. (2019). As representações do brasileiro sobre a língua francesa e suas consequências no ensino para crianças e adolescentes: uma perspectiva bakhtiniana. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 173-196. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15276
Seção
Artigos
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