Da linguística aplicada à didática das línguas

pela diversidade de pesquisas favoráveis ao trabalho com língua estrangeira

  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: FLE, Língua estrangeira, Linguística aplicada, Didática das línguas, Políticas linguísticas

Resumo

O artigo retraça o caminho percorrido para a institucionalização do FLE, num diálogo entre tendências aplicacionistas, originadas na linguística aplicada, e  independentistas, preconizadas pela didática das línguas. Busca-se, desse modo, reconstituir uma memória discursiva do ensino do francês como língua estrangeira, memória essa que remonta minimamente aos estudos de gramática e tradução do século XVII e que já vem sendo, em parte, reivindicada por estudiosos da área. À guisa de conclusão, após a crítica à ideia de uma linguística que se aplicaria aos estudos voltados para o ensino de línguas, propõe-se uma revisão do tipo de interdisciplinaridade que uma didática das línguas poderia mais produtivamente acolher.

Biografia do Autor

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Rocha, D. (2019). Da linguística aplicada à didática das línguas: pela diversidade de pesquisas favoráveis ao trabalho com língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 99-123. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15277