Da linguística aplicada à didática das línguas
pela diversidade de pesquisas favoráveis ao trabalho com língua estrangeira
Palavras-chave:
FLE, Língua estrangeira, Linguística aplicada, Didática das línguas, Políticas linguísticas
Resumo
O artigo retraça o caminho percorrido para a institucionalização do FLE, num diálogo entre tendências aplicacionistas, originadas na linguística aplicada, e independentistas, preconizadas pela didática das línguas. Busca-se, desse modo, reconstituir uma memória discursiva do ensino do francês como língua estrangeira, memória essa que remonta minimamente aos estudos de gramática e tradução do século XVII e que já vem sendo, em parte, reivindicada por estudiosos da área. À guisa de conclusão, após a crítica à ideia de uma linguística que se aplicaria aos estudos voltados para o ensino de línguas, propõe-se uma revisão do tipo de interdisciplinaridade que uma didática das línguas poderia mais produtivamente acolher.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Rocha, D. (2019). Da linguística aplicada à didática das línguas: pela diversidade de pesquisas favoráveis ao trabalho com língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 99-123. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15277
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).