O Ensino dialógico de literatura em língua inglesa no curso de Letras: diferentes espaços

  • Orison Marden Bandeira de Melo Jr Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Literatura em inglês, ensino de literatura estrangeira, ADD

Resumo

Este artigo objetiva discutir o papel da literatura em língua inglesa nos cursos de Letras, envolvendo, dessa forma, o seu ensino. Para tal, foi dividido em quatro seções que correspondem a quatro espaços por ela ocupados: espaço de enriquecimento, de desafios, de análises e de construção. Com base nos pressupostos teóricos da Análise dialógica do discurso (ADD), percebeu-se que, apesar dos desafios inerentes ao ensino de literatura em uma língua estrangeira no Brasil e daqueles estabelecidos pelos documentos oficiais, o seu ensino a partir de textos em seus originais em inglês permite o enriquecimento não só do conhecimento do aluno dessa língua estrangeira, como também dos seus próprios discursos interiores, contribuindo para o desenvolvimento não de professores tarefeiros, mas de educadores e pesquisadores em constante devir.

Biografia do Autor

Orison Marden Bandeira de Melo Jr, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Professor de Língua Inglesa e Literatura em Língua Inglesa da UFRN. Licenciado em Letras (Português/Inglês), mestre em Literatura e Crítica Literária (LCL - PUCSP) e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL - PUCSP), cuja pesquisa se voltou ao ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Marden Bandeira de Melo Jr, O. (2019). O Ensino dialógico de literatura em língua inglesa no curso de Letras: diferentes espaços. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 145-171. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15279