O ensino dialógico de literatura em língua inglesa no curso de Letras
diferentes espaços
Palavras-chave:
Literatura em inglês, Ensino de língua estrangeira, ADD
Resumo
Este artigo objetiva discutir o papel da literatura em língua inglesa nos cursos de Letras, envolvendo, dessa forma, o seu ensino. Para tal, foi dividido em quatro seções que correspondem a quatro espaços por ela ocupados: espaço de enriquecimento, de desafios, de análises e de construção. Com base nos pressupostos teóricos da Análise dialógica do discurso (ADD), percebeu-se que, apesar dos desafios inerentes ao ensino de literatura em uma língua estrangeira no Brasil e daqueles estabelecidos pelos documentos oficiais, o seu ensino a partir de textos em seus originais em inglês permite o enriquecimento não só do conhecimento do aluno dessa língua estrangeira, como também dos seus próprios discursos interiores, contribuindo para o desenvolvimento não de professores tarefeiros, mas de educadores e pesquisadores em constante devir.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Marden Bandeira de Melo Jr, O. (2019). O ensino dialógico de literatura em língua inglesa no curso de Letras: diferentes espaços. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 145-171. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15279
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).