Potenciais do podcast no aprimoramento dos fluxos informativos da educação formal

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire Universidade Católica de Pelotas – UCPEL
Palavras-chave: Oralidade digital, Tecnologia de oralidade, Podcast escolar, Podcast e educação formal

Resumo

A facilitação produtiva e distributiva do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, indica que este poderia servir para a disseminação de informações entre os participantes de contextos educativos formais e contextos escolares. Contudo, tal uso do podcast é abordado superficialmente em sua área de estudos educacionais. Por isso, este estudo visa investigar as potencialidades da aludida tecnologia para servir aos fluxos informativos da educação formal, analisando, nesse intuito, a adequação do podcast ao fim em questão, bem como examinando as implicações da associação da oralidade com a distribuição assíncrona digital promovida por aquela tecnologia. Oferecerão amparo às reflexões realizadas estudos que tratam de experiências com podcasts na educação formal, bem como observações acerca de circunstâncias de seu uso informal no país. Como resultado, chegou-se à caracterização do podcast como detentor de significativas potencialidades. Estas demonstraram estarem aptas a oferecer novas possibilidades de sofisticação e ampliação do trânsito de informações na educação formal.

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Publicado
2019-03-12
Como Citar
Paccelli Aguiar Freire, E. (2019). Potenciais do podcast no aprimoramento dos fluxos informativos da educação formal. Revista Linguagem & Ensino, 18(2), 303-326. https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15284