Leitura e escrita de gêneros textuais em livro didático de espanhol

  • Carolina Fantini de Souza Carneiro
  • Elzimar Goettenauer de Marins-Costa
  • Karen Caroline Fernandes
Palavras-chave: Gêneros textuais, Livro didático, Compreensão e produção escrita

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de Iniciação Científica realizado durante o ano de 2013. Nossa proposta é refletir sobre a importância de um trabalho baseado em gêneros textuais no ensino/aprendizagem de espanhol na educação formal, por meio da análise das seções de compreensão e produção escrita da coleção Cercanía (COIMBRA; CHAVES; ALBA, 2012). Partimos do pressuposto que o material didático, sendo a principal ferramenta utilizada em sala de aula, deve propiciar aos alunos os recursos para participar de situações de interação na língua que está estudando. Por essa razão,  consideramos que o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual, a partir do trabalho com gêneros, pode proporcionar a explicitação e o uso desses recursos. Tomamos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998), o edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2011), e autores tais como Antunes (2003), Dell’Isola (2007; 2009) e Marcuschi (2006; 2008).

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Publicado
2019-03-12
Como Citar
Fantini de Souza Carneiro, C., Goettenauer de Marins-Costa, E., & Caroline Fernandes, K. (2019). Leitura e escrita de gêneros textuais em livro didático de espanhol. Revista Linguagem & Ensino, 18(2), 379-402. https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15287