Leitura e escrita de gêneros textuais em livro didático de espanhol
Palavras-chave:
Gêneros textuais, Livro didático, Compreensão e produção escrita
Resumo
Este artigo resulta de um projeto de Iniciação Científica realizado durante o ano de 2013. Nossa proposta é refletir sobre a importância de um trabalho baseado em gêneros textuais no ensino/aprendizagem de espanhol na educação formal, por meio da análise das seções de compreensão e produção escrita da coleção Cercanía (COIMBRA; CHAVES; ALBA, 2012). Partimos do pressuposto que o material didático, sendo a principal ferramenta utilizada em sala de aula, deve propiciar aos alunos os recursos para participar de situações de interação na língua que está estudando. Por essa razão, consideramos que o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual, a partir do trabalho com gêneros, pode proporcionar a explicitação e o uso desses recursos. Tomamos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998), o edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2011), e autores tais como Antunes (2003), Dell’Isola (2007; 2009) e Marcuschi (2006; 2008).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Fantini de Souza Carneiro, C., Goettenauer de Marins-Costa, E., & Caroline Fernandes, K. (2019). Leitura e escrita de gêneros textuais em livro didático de espanhol. Revista Linguagem & Ensino, 18(2), 379-402. https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15287
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).