O ensino do léxico na disciplina de português

língua materna, no Ensino Fundamental brasileiro

  • Márcia Sipavicius Seide
  • Ana Cristina Hintze
Palavras-chave: Funcionalismo, Ensino do léxico, Lexicologia

Resumo

Este artigo apresenta uma avaliação crítica do ensino do léxico como parte do conteúdo programático de língua portuguesa como língua materna. Contextualizando a questão, propostas oficiais de ensino do léxico são recuperadas e sintetizadas e o Programa do Livro Didático em 2011 e em 2013 é examinado para averiguar em que medida a avaliação das obras informa o professor sobre como o ensino do léxico é proposto nos livros didáticos aprovados. Contextualizada essa questão, descreve-se a abordagem funcionalista de ensino do léxico. A transposição didática dessa abordagem é exemplificada mediante exercícios e explicitação dos procedimentos metodológicos visando sua aplicação em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a valorização e a divulgação de abordagens adequadas de ensino do léxico em aulas de português como língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Sipavicius Seide, M., & Cristina Hintze, A. (2019). O ensino do léxico na disciplina de português: língua materna, no Ensino Fundamental brasileiro. Revista Linguagem & Ensino, 18(2), 403-424. https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15288