Letramentos acadêmicos

entre práticas letradas acadêmicas e não acadêmicas

  • Eliane A. Pasquotte-Vieira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Raquel Salek Fiad Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos, História do texto, Gêneros discursivos, Dialogismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre práticas letradas acadêmicas e não-acadêmicas, tendo como pano de fundo teórico o modelo dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 2006, 1998; LILLIS, 2008, 2003; LILLIS; SCOTT, 2007) aliado à concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2006 [1929-1930]; BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Sob uma perspectiva etnográfico-linguística, este estudo considera não apenas o texto, mas, também, as demais interações orais e escritas entre o autor e seus interlocutores, aproximando-se do que Lillis (2008) considerou como “história do texto”. A partir de um estudo de caso de um evento de letramento caracterizado como exame de qualificação de mestrado, a análise dos dados possibilitou discutir sentidos construídos para práticas letradas acadêmicas.

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Publicado
2019-03-12
Como Citar
A. Pasquotte-Vieira, E., & Salek Fiad, R. (2019). Letramentos acadêmicos: entre práticas letradas acadêmicas e não acadêmicas. Revista Linguagem & Ensino, 18(1), 125-150. https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15300