O estudo de caso nas pesquisas de e-gov
a relevância de um olhar qualitativo na pesquisa em linguagens e tecnologias
Palavras-chave:
Estudo de caso, Linguagens, Tecnologias digitais, Letramentos
Resumo
O presente trabalho busca destacar o Estudo de Caso como metodologia produtiva no que tange às pesquisas sobre Linguagens e Tecnologias, em especial aos estudos sobre letramentos digitais. A eficácia de particularidades relativas ao Estudo de Caso, principalmente aquelas pautadas no olhar sobre fenômenos contemporâneos através de "comos" e de "por quês", fica evidente a partir da própria prática: um estudo de caso, intitulado "Portal do SUS", ancorado sobre a relevância que tecnologias digitais têm assumido nas práticas sociais contemporâneas, ilustra a interação de usuários de pouco contato com letramentos escolares e digitais com site específico de governo eletrônico (e-gov) do Brasil, o site do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse caso permite refletir sobre a maneira como dois mediadores, de diferentes perfis, constroem diferentes interações a partir do uso de andaimes de demonstração para realização de tarefas específicas no site em questão.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
de Oliveira Maia, J. (2019). O estudo de caso nas pesquisas de e-gov: a relevância de um olhar qualitativo na pesquisa em linguagens e tecnologias. Revista Linguagem & Ensino, 17(3), 603-626. https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15307
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).