Lendo várias fontes online
Palavras-chave:
Leitura, Internet, Hipertexto, Múltiplas fontes
Resumo
Nesse artigo, discutimos sobre os componentes da leitura online e como promover habilidades e estratégias que ela requer do leitor contemporâneo Defendemos que a leitura em ambientes digitais e a leitura do impresso não devem ser vistas como atividades polarizadas, ou antagônicas, mas como um conjunto de práticas complementares. A leitura na Internet, no entanto, complexifica algumas das habilidades requeridas na leitura do impresso, uma vez que o leitor precisa lidar com questões como a hipertextualidade e a multimodalidade, bem como navegar por múltiplas fontes de informação enquanto, executa múltiplas tarefas simultaneamente. Focalizamos aqui o trabalho com múltiplas fontes, discutindo o papel da navegação, localização, seleção e avaliação, entre outros processos requeridos dos leitores online produtivos. Acreditamos que essas informações sejam importantes para orientar o trabalho do professor que busca dar suporte aos alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura em ambientes digitais.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Viana Coscarelli, C., & Coiro, J. (2019). Lendo várias fontes online. Revista Linguagem & Ensino, 17(3), 751-776. https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15313
Seção
Artigos
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