Desenvolvimento da produção oral em língua italiana
perspectivas teóricas e atividades práticas
Palavras-chave:
Atividades de produção oral, Língua italiana
Resumo
Este trabalho focaliza o desenvolvimento da produção oral no ensino/aprendizagem de língua estrangeira com uma maior ênfase à língua italiana. Inicialmente, é apresentada uma análise sobre a marginalização da habilidade oral perante outras habilidades linguísticas em pesquisas científicas e no contexto ensino-aprendizagem. Em seguida, será analisado o papel da oralidade dentro de ensino de língua estrangeira, sendo demonstrada, assim, sua contribuição positiva no processo de aquisição da língua. São mostrados, ao final do artigo, formatos de atividades de ensino usadas para o desenvolvimento da habilidade oral e focadas na forma (RICHARDS e RODGERS, 1986) e no significado (MARIANO et al., 2006).
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Lanhi Balthazar, L. (2019). Desenvolvimento da produção oral em língua italiana: perspectivas teóricas e atividades práticas. Revista Linguagem & Ensino, 17(2), 315-333. https://doi.org/10.15210/rle.v17i2.15324
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).