Crenças e necessidades em relação à escrita em japonês
nos casos dos estudantes universitários brasileiros e portugueses
Palavras-chave:
Crenças, Necessidades, Habilidade de escrita, Língua japonesa como língua estrangeira
Resumo
Este estudo de cunho interpretativista e comparativo investiga as crenças e necessidades dos estudantes universitários brasileiros e portugueses de língua japonesa em relação à escrita. Os objetivos da pesquisa foram: a) investigar e identificar as crenças e necessidades dos participantes em relação à escrita; b) a partir destas, compreender as condutas atuais desses participantes; c) comparar e verificar as semelhanças e divergências entre as crenças, comportamentos e necessidades desses dois grupos. Para isso, baseamo-nos nos conceitos de crenças (ALVAREZ, 2007; BARCELOS, 2001, 2003a, 2004, 2006, 2007; CONCEIÇÃO, 2004; HORWITZ, 1987; KALAJA, 1995; MUKAI; CONCEIÇÃO, 2012; NONEMACHER, 2004; PAJARES, 1992; WENDEN, 1999; WOODS, 2003); processo de escrita (FLOWER; HAYES, 1981; SASAKI; HIROSE, 1996); escrita da língua japonesa (BASSETTI, 2006; FUKASAWA et al., 2001; YUI, 2005). A metodologia de investigação utilizada foi a pesquisa qualitativa e sua natureza foi um estudo de caso comparativo. Os participantes desta pesquisa foram 20 estudantes de japonês do nível básico, sendo 10 brasileiros (PB) da Universidade de Brasília e 10 portugueses (PP) da Universidade do Minho.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Mukai, Y. (2019). Crenças e necessidades em relação à escrita em japonês: nos casos dos estudantes universitários brasileiros e portugueses. Revista Linguagem & Ensino, 17(2), 391-440. https://doi.org/10.15210/rle.v17i2.15327
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).