Por um enfoque pós-social fundamentado na teoria ator-rede para os novos letramentos e para a inclusão digital
Palavras-chave:
Novos letramentos, Teoria ator-rede, Inclusão digital
Resumo
O estudo discute as relações entre sujeito, linguagem, tecnologia e participação social com base em resultados de um projeto de pesquisa, concluído recentemente, em que foram investigados os letramentos digitais e não digitais de jovens universitários, de classe, gênero e etnicidade distintas. A partir da fundamentaçãoteórica fornecida pela Teoria Ator-Rede, cada um dos sujeitos estudados foi tomado, simultaneamente, como ator focal de uma translação local, correspondente à sua subjetividade, e como ator periférico alistado em translações globais correspondentes a diferentes letramentos de que participavam. Apresento uma vinheta baseada em um dos casos incluídos na pesquisa e, a partir desses resultados, busco propor um enfoque alternativo, de cunho pós-social, às noções de participação, emancipação e inclusão digital como subsídio para o planejamento e avaliação de iniciativas educacionais apoiadas por tecnologias digitais da informação e comunicação e projetos de inclusão digital.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
El Khouri Buzato, M. (2019). Por um enfoque pós-social fundamentado na teoria ator-rede para os novos letramentos e para a inclusão digital. Revista Linguagem & Ensino, 17(1), 25-60. https://doi.org/10.15210/rle.v17i1.15338
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).