Limites Formais e Inscrições: Observador como o Ponto Axiomático em Sistemas Cognitivos

  • Rafael Diehl
  • Cleci Maraschin

Resumo

Neste artigo objetivamos aproximar os limites da formalização em sistemas lógicos, relacionados aos paradoxos da autorreferência, ao uso de inscrições na produção e validação do conhecimento.  A hipótese defendida é a de que a incompletude de tais sistemas está relacionada à questão do observador, pois a consideração de vários níveis descritivos exige a localização de uma cognição corporificada. Tal problemática fica mais emevidencia nos domínios interdisciplinares do conhecimento, pois o diálogo entre modelos de totalização de cada disciplina precisa, paradoxalmente, assumir a impossibilidade de uma visualização total do conhecimento. Conclui-se que as inscrições, numa abordagem sistêmica, devem ser pensadas como interfaces entre experiência e abstração, o que exige considerar as técnicas de representação do conhecimento como local privilegiado de validação e compartilhamento de experiências.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Diehl, R., & Maraschin, C. (2019). Limites Formais e Inscrições: Observador como o Ponto Axiomático em Sistemas Cognitivos. Revista Linguagem & Ensino, 17(1), 61-85. https://doi.org/10.15210/rle.v17i1.15339