Fotojornalismo como texto híbrido

perturbação de discursos hegemônicos por meio de temporalidades alternativas

  • Laís Santoyo Lopes
Palavras-chave: Fotojornalismo, Discurso econômico, Visualidade, Semiótica da cultura

Resumo

O objeto de estudo da presente pesquisa é o fotojornalismo e sua montagem no jornalismo impresso, focando na dimensão sócio-cultural e semiótica de diferentes modelos narrativos, e cognitivos, possíveis ao utilizá-lo como legitimador de ordens político-econômicas. O objetivo é investigar se a montagem fotojornalística possibilita desencadear um processo cognitivo relacional no leitor que buscaria construir visibilidades alternativas a partir de uma visualidade dada, questionando a própria natureza fixa do conhecimento. Especificamente, busca-se apontar as diferentes temporalidades que convivem na notícia, sugerindo que o texto fotográfico híbrido pode criar brechas na narrativa binária moderna do constante progresso. Seu objeto empírico é uma reportagem sobre os 50 anos da Revolução Chinesa e o sucesso do modelo econômico capitalista do jornal brasileiro Folha de S. Paulo.

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Publicado
2019-03-12
Como Citar
Santoyo Lopes, L. (2019). Fotojornalismo como texto híbrido: perturbação de discursos hegemônicos por meio de temporalidades alternativas. Revista Linguagem & Ensino, 17(1), 255-276. https://doi.org/10.15210/rle.v17i1.15347