Planejamento sequenciado da aprendizagem

modelos e sequências didáticas

  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Sequência didática, Modelos didáticos, Gêneros textuais

Resumo

Ao tomar os gêneros como objeto de ensino, torna-se imprescindível uma descrição a priori de tais objetos, bem como um trabalho de transformação dos conhecimentos teóricos que os subjazem em instrumentos didáticos cujo foco seja o aprendizado. É nessa perspectiva que este artigo objetiva abordar as noções de modelos didáticos de gêneros, capacidades de linguagem e sequências didáticas (SD), exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, a fim de evidenciar a importância destas como ferramentas potencializadores do ensino da língua materna. A fim de manter um diálogo com as propostas oficiais de ensino, o trabalho apresenta uma breve investigação nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos três níveis de ensino – Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio – tendo como foco a abordagem do planejamento das atividades didáticas para o ensino da língua direcionada ao gêneros textuais. Posteriormente, apresentamos teórico-metodologicamente os princípios norteadores do modelo e da sequência didática e, empiricamente, a análise de três SD e seus respectivos modelos didáticos. As análises possibilitam concluir que tais ferramentas constituem-se instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re)configuradas em gêneros textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara, com período sanduíche na Universidade de Genebra. Atualmente é docente e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Ferramentas Didáticas para o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa realizado na UEL e líder do grupo “Práticas de linguagem em Estágio Supervisionado - PLES”.
Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora do curso de Letras/Anglo da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio). É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Gêneros textuais e ensino de línguas" (GETELIN - CNPq/UENP) e "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR - CNPq/UEL). Tem experiência na área de Linguística e ensino da Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento, ensino da Língua Portuguesa, gênero textual e transposição didática a partir do procediemtno sequencia didática. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gonçalves, A. V., & Barros, E. M. D. de. (2019). Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 37-69. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15355