Atividade profissional, incentivo da escola fundamental e grau de instrução da mãe: peças na formação do leitor universitário

  • Niura Maria Fontana Universidade de Caxias do Sul
  • Neires Maria Soldatelli Paviani Universidade de Caxias do Sul
  • Isabel Maria Paese Pressanto Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: leitura, cultura, fatores socioeconômicos, formação do leitor

Resumo

A formação do leitor é um processo de natureza sociocognitiva e cultural, envolvendo a interação de inúmeros fatores. Uma análise da relação entre fatores socioculturais e desempenho em leitura de alunos universitários primeiranistas foi realizada a partir de dados de pesquisa. Os dados foram colhidos por meio de questionário socioeconômico e cultural e de testes de leitura. Tomando por base pressupostos sociolinguísticos e socioantropológicos, o estudo procurou verificar que relações de interdependência se estabelecem entre fatores socioculturais e o desempenho desses leitores. O desempenho precário em leitura apresentou um grau elevado de associação com a variável exercer uma atividade profissional, numa amostra com 75% de alunos que trabalham. Por outro lado, o desempenho razoável em leitura apresentou um grau elevado de associação com o incentivo para ler, na escola fundamental, e com o grau de instrução materno em nível de pós-graduação.

Biografia do Autor

Niura Maria Fontana, Universidade de Caxias do Sul
Tem mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade do País de Gales. Atuou como professora na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e atualmente é professora na Universidade de Caxias do Sul. Tem pesquisado nas áreas de ensino de inglês na adultez avançada, competência de leitura, gêneros textuais e ensino. Publicou em coautoria o livro: Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação e organizou outras obras. Entre seus interesses, inclui-se a formação de professores de língua portuguesa e inglesa.
Neires Maria Soldatelli Paviani, Universidade de Caxias do Sul
Tem Mestrado UFRGS (1992) e Doutorado em Educação, UFSCar (SP, 1997). Atua nas pesquisas Tear e Genera vinculadas ao PPG em Educação – Mestrado, da UCS. Publicou os livros; O pronome ético: uma caracterização dialetal (2004); Linguagem e práticas culturais (2006); Linguagem e educação (2008) e em coautoria Transformando o ensino de língua e literatura: análise da realidade e propostas metodológicas (2002), Língua, cultura e valores, (2003), Dicionário de italianismos (2006) e Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação (2009), além de artigos e capítulos de livros. Áreas de interesse: linguagem e cultura; linguagens e educação, gêneros discursivos, leitura e produção textual.
Isabel Maria Paese Pressanto, Universidade de Caxias do Sul
Tem o título de mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e atualmente é professora na Universidade de Caxias do Sul, atuando nas áreas de leitura e escrita, morfossintaxe da língua portuguesa e língua portuguesa instrumental. Seus interesses maiores se concentram na conexão entre estudos morfossintáticos e ensino de língua materna. Atua como pesquisadora num projeto que investiga competência de leitura de alunos universitários iniciantes e concluintes. É coautora da obra Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação, publicado em 2009.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Fontana, N. M., Paviani, N. M. S., & Pressanto, I. M. P. (2019). Atividade profissional, incentivo da escola fundamental e grau de instrução da mãe: peças na formação do leitor universitário. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 71-99. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15356