Relações entre pesquisa universitária e sociedade
leitura, produção e professor pesquisador
Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Formação do professor, Leitura e produção
Resumo
O presente trabalho parte de uma reflexão sobre as relações entre pesquisa universitária e sociedade para, com o auxílio de dados de pesquisa em sala de aula, considerar a possibilidade de propor um trabalho com a formação do professor, enquanto leitor e produtor ativo (Bakhtine/Volochinov, 1977 e Bakhtin, 2003) dos conhecimentos específicos veiculados nas situações de ensino e de aprendizagem de língua materna, bem como dos conhecimentos mais amplos relativos a seu papel no contexto social. Para tanto, verifica-se a necessidade de pesquisas que impliquem um trabalho coletivo no qual a articulação entre mundo acadêmico e as práticas sociais é indispensável (Bourdieu, 2004).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Zozzoli, R. M. D. (2019). Relações entre pesquisa universitária e sociedade: leitura, produção e professor pesquisador. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 121-138. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15359
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).