Em busca da justiça social
implementando a pedagogia crítica na aula de língua inglesa
Palavras-chave:
Pedagogia crítica, Ensino de inglês, Justiça social
Resumo
Este artigo narra a experiência de três professoras e mentoras, Chaves, Solano e Villalobos, ao colocarem em prática a pedagogia crítica na aula da língua inglesa no ambiente universitário. Ele descreve o projeto Think, Share, Act (TSA) que objetiva criar consciência social nos estudantes ao envolver-se em projetos sociais de seu interesse. O TSA foi criado na Escola de Línguas da Universidade Nacional, Costa Rica, durante o primeiro semestre do ano 2009. Baseado na Pedagogia de Paulo Freire e nos princípios da Educação Holística, este trabalho ilustra como os aprendizes foram motivados e guiados para fazer pesquisa e trabalho de campo com o propósito de tomar ação na sociedade. Também explica como uma metodologia inovadora foi gerada para lograr a transformação dos estudantes em reformadores sociais. A esee respeito, esta pesquisa apresenta que os aprendizes definitivamente podem desenvolver as habilidades da língua enquanto tornam-se cidadãos críticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Carballo, O. C., Campos, A. S., & Ulate, N. V. (2019). Em busca da justiça social: implementando a pedagogia crítica na aula de língua inglesa. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 415-434. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15374
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).