Em busca da justiça social

implementando a pedagogia crítica na aula de língua inglesa

  • Olga Chaves Carballo Universidad Nacional, Costa Rica
  • Ana Solano Campos Emory University, United States
  • Nuria Villalobos Ulate Universidad Nacional, Costa Rica
Palavras-chave: Pedagogia crítica, Ensino de inglês, Justiça social

Resumo

Este artigo narra a experiência de três professoras e mentoras, Chaves, Solano e Villalobos, ao colocarem em prática a pedagogia crítica na aula da língua inglesa no ambiente universitário. Ele descreve o projeto Think, Share, Act (TSA) que objetiva criar consciência social nos estudantes ao envolver-se em projetos sociais de seu interesse. O TSA foi criado na Escola de Línguas da Universidade Nacional, Costa Rica, durante o primeiro semestre do ano 2009. Baseado na Pedagogia de Paulo Freire e nos princípios da Educação Holística, este trabalho ilustra como os aprendizes foram motivados e guiados para fazer pesquisa e trabalho de campo com o propósito de tomar ação na sociedade. Também explica como uma metodologia inovadora foi gerada para lograr a transformação dos estudantes em reformadores sociais. A esee respeito, esta pesquisa apresenta que os aprendizes definitivamente podem desenvolver as habilidades da língua enquanto tornam-se cidadãos críticos.

Biografia do Autor

Olga Chaves Carballo, Universidad Nacional, Costa Rica
Holds a Ph.D. in Education with Emphasis in Pedagogical Mediation from Universidad de la Salle, a Master’s Degree in Teaching English as a Second Language and Educational Administration from the University of Southern Illinois. She has been teaching for more than twenty years and is now researcher and professor at the Escuela de Literatura y Ciencias del Lenguaje at Universidad Nacional.
Ana Solano Campos, Emory University, United States
Holds a Master's degree in TESOL from Greensboro College, North Carolina and a Licenciatura in Applied Linguistics from Universidad Nacional, Costa Rica. As a Visiting International Faculty teacher, she was awarded the VIF Georgia Cultural Educator of the Year in 2006. She has seven years of experience teaching EFL/ESL to students of diverse age groups. In 2010 she was elected to participate in the Education Pioneers fellowship program. Currently, she does research on urban and multicultural education as a PhD candidate in the Division of Educational Studies at Emory University, where she was awarded an Arts and Sciences Fellowship.
Nuria Villalobos Ulate, Universidad Nacional, Costa Rica
Holds a Master’s degree in Linguistics/TESL from Indiana State University, where she was an exchange student from the ISEP program. She was selected as the ISEP Ambassador for Costa Rica and the Ambassador of the year 2007. Since the year 2000 she has taught English to children, adolescents and adults and is currently Professor at the Escuela de Literatura y Ciencias del Lenguaje at Universidad Nacional.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Carballo, O. C., Campos, A. S., & Ulate, N. V. (2019). Em busca da justiça social: implementando a pedagogia crítica na aula de língua inglesa. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 415-434. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15374