O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira
Palavras-chave:
Planejamento, Abordagem baseada em tarefas, Trabalho colaborativo
Resumo
Tendo em mente que a pesquisa sobre o planejamento em uma abordagem baseada em tarefas tornou-se um nicho de pesquisa que se sustenta, o presente estudo comparou o desempenho oral em língua estrangeira de 16 aprendizes cursando a 7º fase de um curso de Letras-Inglês em uma tarefa monológica na condição de planejamento individual ou em pares. O desempenho dos aprendizes foi analisado em termos de fluência, acurácia e complexidade, porém não houve diferenças estatísticas significativas entre os grupos. Além disso, questionários pós-tarefa foram administrados para verificar as impressões dos aprendizes acerca dos processos em que eles embarcaram ao planejar e sua opinião sobre as condições nas quais eles planejaram. Em termos gerais, os participantes reportaram que embarcaram em processos de organização e formulação da mensagem e perceberam as condições de planejamento, sejam elas individual ou colaborativa, como benéficas.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Cristina Puntel Xhafaj, D., Eliane Muck, K., & Carolina de Souza Ferraz D’Ely, R. (2019). O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 39-65. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15381
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).