O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira

  • Donesca Cristina Puntel Xhafaj Universidade Federal de Santa Catarina, CNPq
  • Kátia Eliane Muck Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Planejamento, abordagem baseada em tarefas, trabalho colaborativo

Resumo

Tendo em mente que a pesquisa sobre o planejamento em uma abordagem baseada em tarefas tornou-se um nicho de pesquisa que se sustenta, o presente estudo comparou o desempenho oral em língua estrangeira de 16 aprendizes cursando a 7º fase de um curso de Letras-Inglês em uma tarefa monológica na condição de planejamento individual ou em pares. O desempenho dos aprendizes foi analisado em termos de fluência, acurácia e complexidade, porém não houve diferenças estatísticas significativas entre os grupos. Além disso, questionários pós-tarefa foram administrados para verificar as impressões dos aprendizes acerca dos processos em que eles embarcaram ao planejar e sua opinião sobre as condições nas quais eles planejaram. Em termos gerais, os participantes reportaram que embarcaram em processos de organização e formulação da mensagem e perceberam as condições de planejamento, sejam elas individual ou colaborativa, como benéficas.

Biografia do Autor

Donesca Cristina Puntel Xhafaj, Universidade Federal de Santa Catarina, CNPq
Donesca Cristina Puntel Xhafaj possui mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de ensino/aprendizagem de segunda língua. Seus estudos de doutorado estão sendo feitos nesta mesma instituição e área de pesquisa. No momento, seus interesses principais de pesquisa são letramento e consciência metalinguística, mas ela também se interessa por produção oral em segunda língua, na abordagem de ensino baseada em tarefas, e em diferenças individuais de aprendizes de uma segunda língua.
Kátia Eliane Muck, Universidade Federal de Santa Catarina
Kátia Eliane Muck é mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de análise do discurso e tutora no curso Letras-Inglês na mesma instituição. No momento, seus interesses principais de pesquisa são análise do discurso, diferenças individuais de aprendizes de uma segunda língua, educação à distância e abordagem de ensino baseada em tarefas.
Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely, Universidade Federal de Santa Catarina
Raquel D’Ely é doutora em Linguística Aplicada, na sub área de Aquisição de Segunda Língua, e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. No momento, além de lecionar nos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Inglês , também supervisiona tutores no ensino a distância. Seus maiores interesses estão atrelados às questões de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira em uma perspectiva do ensino embasado em tarefas, diferenças individuais em aquisição de LE, produção oral em LE e processos metacognitivos na atuação oral em LE, formação de professores e ensino a distância.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Xhafaj, D. C. P., Muck, K. E., & D’Ely, R. C. de S. F. (2019). O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 39-65. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15381