O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira

  • Donesca Cristina Puntel Xhafaj Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Kátia Eliane Muck Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Planejamento, abordagem baseada em tarefas, trabalho colaborativo

Resumo

Tendo em mente que a pesquisa sobre o planejamento em uma abordagem baseada em tarefas tornou-se um nicho de pesquisa que se sustenta, o presente estudo comparou o desempenho oral em língua estrangeira de 16 aprendizes cursando a 7º fase de um curso de Letras-Inglês em uma tarefa monológica na condição de planejamento individual ou em pares. O desempenho dos aprendizes foi analisado em termos de fluência, acurácia e complexidade, porém não houve diferenças estatísticas significativas entre os grupos. Além disso, questionários pós-tarefa foram administrados para verificar as impressões dos aprendizes acerca dos processos em que eles embarcaram ao planejar e sua opinião sobre as condições nas quais eles planejaram. Em termos gerais, os participantes reportaram que embarcaram em processos de organização e formulação da mensagem e perceberam as condições de planejamento, sejam elas individual ou colaborativa, como benéficas.

Biografia do Autor

Donesca Cristina Puntel Xhafaj, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Donesca Cristina Puntel Xhafaj possui mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de ensino/aprendizagem de segunda língua. Seus estudos de doutorado estão sendo feitos nesta mesma instituição e área de pesquisa. No momento, seus interesses principais de pesquisa são letramento e consciência metalinguística, mas ela também se interessa por produção oral em segunda língua, na abordagem de ensino baseada em tarefas, e em diferenças individuais de aprendizes de uma segunda língua.
Kátia Eliane Muck, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Kátia Eliane Muck é mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de análise do discurso e tutora no curso Letras-Inglês na mesma instituição. No momento, seus interesses principais de pesquisa são análise do discurso, diferenças individuais de aprendizes de uma segunda língua, educação à distância e abordagem de ensino baseada em tarefas.
Raquel Carolina de Souza Ferraz D’Ely, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Raquel D’Ely é doutora em Linguística Aplicada, na sub área de Aquisição de Segunda Língua, e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. No momento, além de lecionar nos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - Inglês , também supervisiona tutores no ensino a distância. Seus maiores interesses estão atrelados às questões de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira em uma perspectiva do ensino embasado em tarefas, diferenças individuais em aquisição de LE, produção oral em LE e processos metacognitivos na atuação oral em LE, formação de professores e ensino a distância.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Cristina Puntel Xhafaj, D., Eliane Muck, K., & Carolina de Souza Ferraz D’Ely, R. (2019). O impacto do planejamento individual e em pares no desempenho oral de aprendizes de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 39-65. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15381