Complexidade e qualidade na educação linguística
Palavras-chave:
Complexidade, Abordagem ecológica, Qualidade, Narrativa, Educação linguística
Resumo
Pautando-se na teoria da complexidade, na abordagem ecológica e no conceito de comunidade de prática, este artigo discute o que configura qualidade no âmbito da educação linguística. Tomo como base uma narrativa de aprendizagem e formação de um professor de ILE para examinar como os conceitos da complexidade, da ecologia do desenvolvimento humano e dos sistemas sociais de aprendizagem podem circunscrever uma melhor compreensão do que poderíamos definir como a qualidade a ser almejada na educação linguística. Concluo com considerações acerca dos desafios e contribuições que a incorporação da noção de qualidade aqui esboçada pode trazer para as disciplinas da linguagem e para a educação linguística.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Araújo de Oliveira, R. (2019). Complexidade e qualidade na educação linguística. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 223-242. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15385
Seção
Artigos
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