Complexidade e qualidade na educação linguística

  • Roberval Araújo de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Complexidade, abordagem ecológica, qualidade, narrativa, educação linguística

Resumo

Pautando-se na teoria da complexidade, na abordagem ecológica e no conceito de comunidade de prática, este artigo discute o que configura qualidade no âmbito da educação linguística. Tomo como base uma narrativa de aprendizagem e formação de um professor de ILE para examinar como os conceitos da complexidade, da ecologia do desenvolvimento humano e dos sistemas sociais de aprendizagem podem circunscrever uma melhor compreensão do que poderíamos definir como a qualidade a ser almejada na educação linguística. Concluo com considerações acerca dos desafios e contribuições que a incorporação da noção de qualidade aqui esboçada pode trazer para as disciplinas da linguagem e para a educação linguística.

Biografia do Autor

Roberval Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Roberval A. de Oliveira é graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, obteve seu mestrado e é doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. É professor de língua inglesa há 21 anos, tendo também atuado como professor de português e francês como línguas estrangeiras. Tem ampla experiência de ensino no nível universitário no Brasil e nos EUA. Atualmente é professor do IFMG, campus Congonhas, onde atua como professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Suas áreas de interesse de pesquisa incluem o processo de aprendizagem como sistema complexo, a identidade do professor de LE nativo e não nativo e a investigação narrativa da aprendizagem e da formação de professores de LE.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Araújo de Oliveira, R. (2019). Complexidade e qualidade na educação linguística. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 223-242. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15385