Análise crítica de gênero
organização retórica de notícias de popularização científica na revista Ciência Hoje On-line
Palavras-chave:
Análise crítica de gênero, Notícias de popularização científica, Ciência Hoje On-line
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar e interpretar a organização retórica de notícias de popularização científica, publicadas na revista Ciência Hoje On-line, oferecendo uma descrição dessa organização e uma interpretação por meio de um levantamento de aspectos relacionados aos contextos de distribuição e de produção das notícias. Os resultados indicam uma organização retórica em cinco movimentos, com dois elementos recursivos ao longo do texto. A presença exclusiva da voz do pesquisador responsável pela pesquisa mostra que, nas notícias analisadas, prevalece a visão dominante da ciência (Hilgartner, 1990). Essa prevalência confere caráter monológico às notícias (Motta-Roth, Lovato, 2009), visto que somente o pesquisador avalia o estudo científico noticiado. Desse modo, mantém-se o poder hegemônico da ciência no discurso de popularização.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
dos Santos Lovato, C. (2019). Análise crítica de gênero: organização retórica de notícias de popularização científica na revista Ciência Hoje On-line. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 173-200. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15387
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).