O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros

análise de um livro didático

  • Daniela de Almeida Bauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE), Transferência do português (L1), Ensino comunicativo de pronúncia, Fonologia segmental e suprassegmental

Resumo

Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino  de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários.

Biografia do Autor

Daniela de Almeida Bauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Daniela de Almeida Bauer é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística Aplicada - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve pesquisas na área de aquisição e ensino dos aspectos fonético-fonológicos do inglês como L2.
Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Ubiratã Kickhöfel Alves é Doutor em Letras – Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestre em Letras – Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
de Almeida Bauer, D., & Kickhöfel Alves, U. (2019). O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros: análise de um livro didático. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 287-314. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15394