O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros
análise de um livro didático
Palavras-chave:
Aquisição fonológica do inglês (LE), Transferência do português (L1), Ensino comunicativo de pronúncia, Fonologia segmental e suprassegmental
Resumo
Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
de Almeida Bauer, D., & Kickhöfel Alves, U. (2019). O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros: análise de um livro didático. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 287-314. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15394
Seção
Artigos
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