Livros didáticos e ensino de línguas estrangeiras: a produção escrita no PNLD-2011/LEM

  • Adriana Maria Tenuta Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: Livro didático, ensino de escrita, ensino de inglês

Resumo

Este estudo é o relato de uma análise de coleções didáticas de inglês que concorreram no processo de seleção de obras de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) no Programa Nacional do Livro Didático 2011 (PNLD). A análise teve por objetivo observar a medida em que as obras em destaque atenderam aos critérios específicos para a habilidade de produção escrita que se encontram no Edital do PNLD-2011/LEM. Como referencial teórico, foram utilizados os princípios da teoria dos gêneros textuais, bem como a teoria dos Novos Letramentos para o ensino de Línguas Estrangeiras. A metodologia de análise seguiu os critérios constantes do Edital e teve como base o tipo de instrução apresentada pelos livros didáticos ao aluno nas atividades de produção escrita. Os resultados apontam para um caminho a ser percorrido até que os livros didáticos de inglês produzidos para o ensino fundamental da escola pública brasileira reflitam efetivamente a compreensão da produção escrita como processo socialmente situado.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Maria Tenuta, A., & Larissa Adorno Marciotto Oliveira, A. (2019). Livros didáticos e ensino de línguas estrangeiras: a produção escrita no PNLD-2011/LEM. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 315-336. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15395