Por uma abordagem complexa de ensino de línguas
Palavras-chave:
Complexidade, Sistema adaptativo complexo, Abordagem complexa de ensino de língua(s)
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de abordagem complexa de ensino de línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida os estudos de Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008), Paiva (2005, 2009) e Borges (2009). O texto se inicia com uma revisão histórica sobre as abordagens, seguida de uma discussão substanciada em reflexões sobre linguagem e aquisição de segunda língua como sistemas adaptativos complexos, bem como sobre a natureza do ensino/aprendizagem sob a perspectiva da complexidade. Ao final, a proposta é apresentada, expandindo componentes previstos por Larsen-Freeman e Cameron (2008) de forma a contemplar uma variedade de elementos essenciais em uma visão complexa de abordagem de ensino de línguas estrangeiras.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Ferreira do Vale Borges, E., & Lucia Menezes de Oliveira e Paiva, V. (2019). Por uma abordagem complexa de ensino de línguas. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 337-356. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15396
Seção
Artigos
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