Leitura da literatura infantil como possibilidade de multiletramento

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Neiva Senaide Petry Panozzo Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Narrativa verbo-visual. Literatura infantil. Leitura. Ilustração. Hibridismo

Resumo

O projeto de pesquisa “Educação, linguagem e práticas leitoras II” abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Trata-se de um desdobramento de questões evidenciadas em virtude dos processos de hibridização de linguagem. Entre as ações desta pesquisa está a análise de livros de literatura infantil, visando à identificação e à caracterização de apelos verbo-visuais empregados na sua constituição e que mobilizam o leitor. Este artigo investiga a constituição da uma narrativa verbo-visual, por meio de um estudo descritivo-analítico realizado em pesquisa acadêmica, para identificar possíveis processos de significação a serem concretizados pelo leitor. A análise considera as ilustrações e as palavras como indícios para a produção de sentido e como possibilidade de interpretação. Os sentidos da narrativa emergem do jogo entre linguagens que se integram, e a obra em estudo, como narrativa híbrida, revela uma proposta de literatura de cunho emancipatório.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul
É Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora do Curso de Letras e de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação e do Programa de Pós-graduação em Letras – Doutorado em Letras na Universidade de Caxias do Sul. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se questões ligadas à leitura, à literatura, em especial, à infantil, à infância com o objetivo de contribuir para a formação do leitor.
Neiva Senaide Petry Panozzo, Universidade de Caxias do Sul
É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Entre os seus interesses de pesquisa, destacam-se os estudos de análise discursiva e semiótica visual, da hibridização das linguagens verbal e visual, aos processos de leitura de textos híbridos em produtos culturais para a infância, pautando-se no objetivo da formação de leitores e atualização de professores.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Brocchetto Ramos, F., & Senaide Petry Panozzo, N. (2019). Leitura da literatura infantil como possibilidade de multiletramento. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 39-63. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15409