Leitura da literatura infantil como possibilidade de multiletramento
Palavras-chave:
Narrativa verbo-visual, Literatura infantil, Leitura, Ilustração, Hibridismo
Resumo
O projeto de pesquisa “Educação, linguagem e práticas leitoras II” abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Trata-se de um desdobramento de questões evidenciadas em virtude dos processos de hibridização de linguagem. Entre as ações desta pesquisa está a análise de livros de literatura infantil, visando à identificação e à caracterização de apelos verbo-visuais empregados na sua constituição e que mobilizam o leitor. Este artigo investiga a constituição da uma narrativa verbo-visual, por meio de um estudo descritivo-analítico realizado em pesquisa acadêmica, para identificar possíveis processos de significação a serem concretizados pelo leitor. A análise considera as ilustrações e as palavras como indícios para a produção de sentido e como possibilidade de interpretação. Os sentidos da narrativa emergem do jogo entre linguagens que se integram, e a obra em estudo, como narrativa híbrida, revela uma proposta de literatura de cunho emancipatório.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Brocchetto Ramos, F., & Senaide Petry Panozzo, N. (2019). Leitura da literatura infantil como possibilidade de multiletramento. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 39-63. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15409
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).