A redação no vestibular
um gênero híbrido
Palavras-chave:
Escrita, Conhecimento escolar, Gêneros discursivos e escolares
Resumo
O artigo tem como objetivo principal elaborar algumas reflexões iniciais sobre a produção do discurso escrito no evento vestibular sob a perspectiva discursiva, com fundamentação em Bakhtin e outros estudos de base sócio-discursiva. Esse interesse relaciona-se à dificuldade que os alunos demonstram ter para compreenderem e elaborarem textos escritos, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento e gêneros que se distanciam do cotidiano. Pretende-se considerar as especificidades do contexto e do gênero em questão como elementos articulados aos múltiplos letramentos e às diferentes esferas do conhecimento. Dessa forma, o estudo visa também a trazer à tona discussões sobre conhecimento escolar e a visão escolarizada da escrita.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Wilson, V. (2019). A redação no vestibular: um gênero híbrido. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 87-112. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15411
Seção
Artigos
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