“Ia na escola alemã e de um dia pro outro fechou. E nós não sabíamos falar o português”

refletindo sobre as políticas linguísticas em contexto de língua minoritária

  • Maristela Pereira Fritzen Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Políticas linguísticas, Línguas minoritárias, Educação, Imigração alemã

Resumo

Pretende-se neste trabalho discutir as políticas linguísticas nacionais e locais, tendo como foco de análise o cenário sociolinguístico do Vale do Itajaí, SC. Busca-se chamar a atenção para o contexto intercultural da região, a fim de problematizar a educação que tem sido oferecida a crianças vindas de grupos de línguas minoritárias. Primeiramente será apresentada uma breve contextualização histórica da escolarização no município de Blumenau, SC. Em seguida, serão discutidos movimentos recentes de implementação de uma proposta de política linguística que teve início no município em 2002 e um dos seus projetos, o Projeto Escolas Bilíngues. Na sequência, será feita uma análise do Projeto à luz dos modelos e concepções de educação bilíngue (FREEMAN, 1998; HAMEL, 1989). Por fim, serão lançados alguns desafios para a escolarização em contextos de línguas de imigração, como forma de contribuir para o debate em torno das políticas linguísticas.

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Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, Universidade Regional de Blumenau
É Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue. Fez estágio de doutorado na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha). É professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB), atuando no Programa de Mestrado em Educação e nos cursos de Licenciatura. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: bi/multilinguismo, escolarização em contextos de línguas minoritárias, letramento, formação de professores.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Pereira Fritzen, M. (2019). “Ia na escola alemã e de um dia pro outro fechou. E nós não sabíamos falar o português”: refletindo sobre as políticas linguísticas em contexto de língua minoritária. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 113-138. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15412