“Ia na escola alemã e de um dia pro outro fechou. E nós não sabíamos falar o português”
refletindo sobre as políticas linguísticas em contexto de língua minoritária
Palavras-chave:
Políticas linguísticas, Línguas minoritárias, Educação, Imigração alemã
Resumo
Pretende-se neste trabalho discutir as políticas linguísticas nacionais e locais, tendo como foco de análise o cenário sociolinguístico do Vale do Itajaí, SC. Busca-se chamar a atenção para o contexto intercultural da região, a fim de problematizar a educação que tem sido oferecida a crianças vindas de grupos de línguas minoritárias. Primeiramente será apresentada uma breve contextualização histórica da escolarização no município de Blumenau, SC. Em seguida, serão discutidos movimentos recentes de implementação de uma proposta de política linguística que teve início no município em 2002 e um dos seus projetos, o Projeto Escolas Bilíngues. Na sequência, será feita uma análise do Projeto à luz dos modelos e concepções de educação bilíngue (FREEMAN, 1998; HAMEL, 1989). Por fim, serão lançados alguns desafios para a escolarização em contextos de línguas de imigração, como forma de contribuir para o debate em torno das políticas linguísticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Pereira Fritzen, M. (2019). “Ia na escola alemã e de um dia pro outro fechou. E nós não sabíamos falar o português”: refletindo sobre as políticas linguísticas em contexto de língua minoritária. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 113-138. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15412
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).