Formação de professores: leitura e construção de identidade

  • Nilsa Brito Ribeiro Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Formação. Leitura. Ensino. Identidade. Campo

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar processos identitários de professores do campo em formação. Interessa-nos analisar nos discursos desses professores, sentidos vinculados aos saberes da formação universitária, no que se refere a objetos teórico-práticos pertinentes ao trabalho com a linguagem na escola. Relatos de estágio produzidos por esses professores, durante a formação inicial, constituem o material de análise. Na leitura dos dados, os processos identitários são flagrados nos discursos dos educadores como múltiplas representações, tais como negações do outro, motivadas pela recusa a certas práticas educativas nas escolas do campo identificadas como indesejáveis; identificamos também procedimentos discursivos que produzem efeito de alinhamento a uma identidade projetada a partir de traços referidos como o que supostamente se esperaria de um dos demais professores que atuam no campo.

Biografia do Autor

Nilsa Brito Ribeiro, Universidade Federal do Pará
É Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, onde atua no Programa de Pós-Graduação Linguagem e Saberes na Amazônia/Campus de Bragança e no Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia/Campus de Marabá. Orienta trabalhos na área de Estudos Linguísticos, numa abordagem discursiva. Suas áreas de interesse são discurso e ensino; discurso, identidade e formação docente; narrativas de formação docente; práticas discursivas em contextos de resistência cultural.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Brito Ribeiro, N. (2019). Formação de professores: leitura e construção de identidade. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 139-158. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15413