Ensino de culturas estrangeiras em escolas brasileiras: um olhar sobre o discurso da mídia

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria de Fátima Fonseca Guilherme Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Linguística Aplicada. Análise do Discurso. Ensino de cultura. Representações discursivas.

Resumo

Este trabalho objetiva, no entremeio da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso Francesa e da Análise Dialógica do Discurso, investigar como se constituem os discursos que circulam na mídia acerca do ensino de culturas estrangeiras em escolas públicas brasileiras. Para tanto, tomamos como corpus um artigo veiculado na internet, em que buscamos compreender os efeitos de sentido que são produzidos sobre o conceito de língua, cultura e ensino; as representações discursivas construídas sobre sujeitos brasileiros e estrangeiros; e as implicações desse discurso midiático para o ensino de línguas e a formação de professores. A partir de nosso gesto interpretativo, foi possível observar que os dizeres acerca do ensino de culturas estrangeiras se sustentam no discurso da inovação, no da interação e no da globalização, produzindo, consequentemente, efeitos de silenciamento da cultura e dos sujeitos brasileiros, bem como o apagamento do caráter tenso que marca o encontro-confronto com o(s) outro(s).

Biografia do Autor

Cristiane Carvalho de Paula Brito, Universidade Federal de Uberlândia
É Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua no curso de Letras, com ênfase na área de estágio supervisionado de língua inglesa. Além disso, ministra cursos e elabora material didático para a habilitação Letras-Inglês, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) da UFU e coordena, juntamente com a Profa. Dra. Maria de Fátima Fonseca Guilherme, o Grupo de Estudos em Discurso e Ensino (GEDEN). Tem desenvolvido trabalhos na área de Linguística Aplicada e sua interface com a Análise do Discurso, com o objetivo de investigar a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas.
Maria de Fátima Fonseca Guilherme, Universidade Federal de Uberlândia
É Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio PDEE (doutorado-sanduíche) na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atualmente é Professora da UFU, onde atua no Curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - Cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada; Análise do Discurso; Ensino de LEs e Formação de Professores de línguas. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Polifônicos (LEP) da UFU e membro/pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória da PUC-SP. Coordena, juntamente com a Profa. Dra. Cristiane Carvalho de Paula Brito, o Grupo de Estudos em Discurso e Ensino (GEDEN).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Carvalho de Paula Brito, C., & de Fátima Fonseca Guilherme, M. (2019). Ensino de culturas estrangeiras em escolas brasileiras: um olhar sobre o discurso da mídia. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 159-180. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15414