O papel da atenção ao input no desempenho na produção escrita de críticas de filmes em inglês

  • Maurício Seibel Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ingrid Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Produção escrita. Ensino de Línguas por Tarefas. Atenção. Sequências Didáticas. Gênero resenha crítica de filmes

Resumo

Este artigo discute, a partir do enfoque de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), o papel de atividades que visam a aumentar a atenção do aprendiz nas etapas de pré- e pós-tarefa. Um grupo de 21 brasileiros, aprendizes adultos de inglês de nível intermediário, participou de um projeto de produção de um ‘guia’ contendo críticas de filmes. Durante as etapas de pré- e pós-tarefas, os participantes, divididos em três grupos, realizaram diferentes atividades que visavam ao aumento de atenção sobre aspectos textuais do gênero resenha crítica de filmes, assim como sobre aspectos gramaticais e lexicais relacionados à produção escrita de textos desse tipo. Os resultados demonstraram ganhos extremamente consistentes por parte dos aprendizes expostos a pré- e pós-tarefas de aumento da atenção a características textuais do gênero crítica de filmes.

Biografia do Autor

Maurício Seibel Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração Linguística Aplicada. Possui também Pós-Graduação em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa pela UniRitter. É professor de inglês e sócio-diretor da Master English, em Porto Alegre. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: aquisição de língua estrangeira; enfoques e tarefas no ensino e aprendizado de língua estrangeira.
Ingrid Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao Departamento de Línguas Modernas e ao Programa de Pós-Graduação em Letras. É Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche na City University of New York (CUNY) e estágio sênior no exterior no Brain and Language Lab da Georgetown University. Seus interesses de pesquisa envolvem questões cognitivas e psicolinguísticas relacionadas à aquisição de L2 ao bilinguismo em crianças, adultos e idosos; memória e aprendizagem.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Seibel Luce, M., & Finger, I. (2019). O papel da atenção ao input no desempenho na produção escrita de críticas de filmes em inglês. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 213-236. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15417