Variações taxonômicas de orações subordinadas no ensino da sintaxe espanhola
Palavras-chave:
Ensino de línguas, Ensino de espanhol, Oração subordinada, Sintaxe, Subordinação
Resumo
Este estudo visa contribuir, do ponto de vista pedagógico, para o desenvolvimento de uma taxonomia mais coerente e operacional da oração subordinada na língua espanhola. Por um lado, é necessária uma melhor comunicação entre os avanços recentes na investigação sobre a sintaxe funcional e a concepção dos métodos de ensino utilizados no ensino da gramática espanhola nos níveis de ensino pós-obrigatório. Para tanto, o trabalho inclui uma revisão crítica de uma seleção de oito manuais de gramática didática do espanhol publicados entre 1975 e 2009 na Espanha. Por outro lado, propõe-se uma classificação para a oração subordinada que se adapte aos princípios teóricos pertencentes a diferentes gramáticos contemporâneos. Esta nova distribuição tenta superar as barreiras impostas pela tradição gramatical, particularmente em relação às orações subordinadas adverbiais. Em suma, sugere-se um caminho alternativo que permita conectar a pesquisa atual sobre a subordinação em espanhol com suas aplicações didáticas.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
J. Rodríguez Muñoz, F. (2019). Variações taxonômicas de orações subordinadas no ensino da sintaxe espanhola. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 237-262. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15418
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).