Gêneros textuais em aulas de língua portuguesa no ensino médio brasileiro
Palavras-chave:
Exercício didático, Letramento, Formação do professor
Resumo
Neste artigo, investigamos práticas de recontextualização de teorias de gêneros textuais em exercícios didáticos, propostos para aulas de Língua Portuguesa de escolas brasileiras de Ensino Médio. A investigação é realizada pelo confronto dos dados de pesquisa, tomando-se como referências alguns estudos linguísticos sobre paradigmas teóricos e metodológicos para a referida disciplina escolar. O resultado da investigação revela exercícios didáticos bastante informados pelo paradigma teórico-metodológico da tradição do ensino de língua, ainda que novos objetos de ensino sejam selecionados.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Rodrigues Silva, W. (2019). Gêneros textuais em aulas de língua portuguesa no ensino médio brasileiro. Revista Linguagem & Ensino, 15(2), 387-418. https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15422
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).