A dinâmica da transferência interlinguística de padrões de VOT em crianças multilíngues
Palavras-chave:
Multilinguismo, Padrões de VOT, Transferência fonético-fonológica, Deriva gestual
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as diferenças relativas aos padrões de VOT em plosivas surdas do inglês produzidas por crianças monolíngues e multilíngues, aprendizes de inglês. Também apresenta uma análise da dinâmica da transferência dos padrões de VOT das plosivas /p/, /t/ e /k/ nas três línguas (pomerano, português brasileiro e inglês) faladas pelas crianças multilíngues, a partir da noção de deriva gestual (SANCIER; FOWLER, 1997; FOWLER et al., 2008).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Tessmann Bandeira, M., & Cristina Zimmer, M. (2019). A dinâmica da transferência interlinguística de padrões de VOT em crianças multilíngues. Revista Linguagem & Ensino, 15(2), 341-364. https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15425
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).