A dinâmica da transferência interlinguística de padrões de VOT em crianças multilíngues

  • Marta Tessmann Bandeira Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Márcia Cristina Zimmer Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Palavras-chave: Multilinguismo, Padrões de VOT, Transferência fonético-fonológica, Deriva gestual

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as diferenças relativas aos padrões de VOT em plosivas surdas do inglês produzidas por crianças monolíngues e multilíngues, aprendizes de inglês. Também apresenta uma análise da dinâmica da transferência dos padrões de VOT das plosivas /p/, /t/ e /k/ nas três línguas (pomerano, português brasileiro e inglês)  faladas pelas crianças multilíngues, a partir da noção de deriva gestual (SANCIER; FOWLER, 1997; FOWLER et al., 2008).

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Biografia do Autor

Marta Tessmann Bandeira, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Programa de Pós-GraduaçãoUniversidade Católica de Pelotas
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Tessmann Bandeira, M., & Cristina Zimmer, M. (2019). A dinâmica da transferência interlinguística de padrões de VOT em crianças multilíngues. Revista Linguagem & Ensino, 15(2), 341-364. https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15425