Introdução do ensino da língua inglesa em fases iniciais do ensino escolar
a experiência do Londrina global
Palavras-chave:
Inglês para crianças, Ensino de inglês, Política pública
Resumo
O ensino de inglês para crianças no Brasil é uma iniciativa recente que tem demandado esforços de gestores públicos para promover mudanças curriculares, mesmo diante da ausência de políticas claras sobre como geri-las. Neste artigo apresentamos alguns dos desafios do projeto “Londrina Global”, que promoveu a inserção dalíngua inglesa em escolas municipais. De acordo com o ciclo de planejamento de projetos (Tribble, 2012), abordaremos as etapas de formulação, implementação e avaliação do projeto pela equipe da Secretaria Municipal da Educação e discutiremos os seguintes aspectos: a) orientações curriculares; b) avaliaçãoda aprendizagem; c) materiais didáticos; d) formação de professores. Em virtudede sua característica de projeto, este ainda não alcançou a universalização da oferta, fato que acirra a heterogeneidade nas salas de aula. Faz-se necessário estabelecer essa universalização por meio da adoção do projeto como política pública.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gimenez, T., Jane Corrente Tanaca, J., Constantino Valêncio Peres, R., & Vieira de Oliveira, A. (2019). Introdução do ensino da língua inglesa em fases iniciais do ensino escolar: a experiência do Londrina global. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 343-362. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15451
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).