Introdução do ensino da língua inglesa em fases iniciais do ensino escolar

a experiência do Londrina global

  • Telma Gimenez Universidade Estadual de Londrina
  • Jozélia Jane Corrente Tanaca Universidade Estadual de Londrina
  • Rafaeli Constantino Valêncio Peres Secretaria Municipal de Educação de Londrina
  • Anísia Vieira de Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Palavras-chave: Inglês para crianças, Ensino de inglês, Política pública

Resumo

O ensino de inglês para crianças no Brasil é uma iniciativa recente que tem demandado esforços de gestores públicos para promover mudanças curriculares, mesmo diante da ausência de políticas claras sobre como geri-las.  Neste artigo apresentamos alguns dos desafios do projeto “Londrina Global”, que promoveu a inserção dalíngua inglesa em escolas municipais. De acordo com o ciclo de planejamento de projetos (Tribble, 2012), abordaremos as etapas de formulação, implementação e avaliação do projeto pela equipe da Secretaria Municipal da Educação e discutiremos os seguintes aspectos: a) orientações curriculares; b) avaliaçãoda aprendizagem; c) materiais didáticos; d) formação de professores. Em virtudede sua característica de projeto, este ainda não alcançou a universalização da oferta, fato que acirra a heterogeneidade nas salas de aula. Faz-se necessário estabelecer essa universalização por meio da adoção do projeto como política pública.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gimenez, T., Jane Corrente Tanaca, J., Constantino Valêncio Peres, R., & Vieira de Oliveira, A. (2019). Introdução do ensino da língua inglesa em fases iniciais do ensino escolar: a experiência do Londrina global. Revista Linguagem & Ensino, 16(2), 343-362. https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15451