O discurso publicitário e as metáforas das propagandas de cursos de línguas incorporados na fala do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Letras

  • Solange dos Santos Lima Universidade Estadual Paulista São José do Rio Preto
Palavras-chave: Análise do discurso, Ideologia, Aprendizagem de língua estrangeira

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é analisar no discurso do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Letras de uma universidade Sul Mato-Grossense os possíveis efeitos de sentidos que a incorporação, reprodução e transformação do discurso publicitário das propagandas de cursos de línguas podem produzir nesses sujeitos, clientes em potencial desses cursos de línguas. Para adentrarmo-nos nesse campo de estudo, partimos das diretrizes teóricas da Análise do Discurso de linha francesa, a qual reflete “como a linguagem está materializada na ideologia e como a ideologia se manifesta na língua” e “trabalha a relação língua-discurso-ideologia” (Orlandi, 2001, p. 16-17).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange dos Santos Lima, Universidade Estadual Paulista São José do Rio Preto
É mestre em Linguística Aplicada pela UNESP de São José do Rio Preto, onde atualmente desenvolve seu doutorado na mesma área. Sua área de interesse recai sobre as crenças e as novas tecnologias para o ensino de línguas e tem alguns artigos e capítulos de livros publicados sobre o assunto. Trabalhou na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul entre os anos de 2007 e 2008 e atualmente leciona Língua Inglesa e suas Literaturas na UNORP, em São José do Rio Preto-SP.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Lima, S. dos S. (2019). O discurso publicitário e as metáforas das propagandas de cursos de línguas incorporados na fala do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Letras. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 205-224. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15464