Metodologia do ensino da gramática sob bases semióticas
Palavras-chave:
Gramática, Metodologia, Semiótica aplicada
Resumo
Nosso artigo contempla questões relacionadas com o domínio da língua materna, o papel da escola e do professor de português e os avanços da ciência lingüística refletidos na inadequação metodológica no ensino da leitura e da produção de textos. Buscamos, por um lado, focalizar os equívocos metodológicos que minimizam a importância de um trabalho multissígnico que estimule o desenvolvimento das quatro habilidades lingüísticas básicas: ouvir, falar, ler e escrever; e, por outro, incentivar o trabalho docente de pesquisa interativa em sala de aula. Em nossas pesquisas, vimos testando a eficiência dos subsídios teórios da Semiótica de Peirce como enriquecedora do estudo das linguagens em geral e da análise lingüística, em especial. Por fim, tentamos demonstrar, por meio de uma análise de texto, esquema de trabalho que vem sendo desenvolvido com êxito em turmas do 1° ao 4° graus de ensino.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Marindir Pinto Simões, D. (2019). Metodologia do ensino da gramática sob bases semióticas. Revista Linguagem & Ensino, 2(1), 107-122. https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15494
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).