Jogos jogados em sala de aula: os registros de campo e sua interpretação

  • Rita de Cassia Tardin Cardoso Escola Técnica Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: jogos didáticos, segunda língua, aquisição

Resumo

Este texto apresenta dados coletados a partir de observações em salas de aulas em uma escola pública e em um instituto de língua inglesa em que as professoras utilizaram jogos como procedimentos para a aquisição de inglês como língua estrangeira. Patenteia-se aqui a necessidade de se avaliarem com mais reflexão outros procedimentos adotados em sala de aula no sentido de se interpretar o valor, o significado dessas escolhas metodológicas para o processo do ensinoaquisição de uma nova língua. Após observar ao longo de dois semestres várias aulas com jogos e analisar os dados coletados, chega-se à conclusão de que a interação, o envolvimento, o esforço na compreensão do significado, o clima de entusiasmo e de negociação entre os aprendizes e com o professor propiciados de maneira especial pelos jogos constituem fatores fundamentais na construção do conhecimento e no desempenho dos aprendizes.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
de Cassia Tardin Cardoso, R. (2019). Jogos jogados em sala de aula: os registros de campo e sua interpretação. Revista Linguagem & Ensino, 2(1), 37-57. https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15498