Desenvolvimento de narrativas introdução de referentes no universo textual

  • Ana Maria de Mattos Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Aquisição, Referência espacial, Desenvolvimento de narrativas

Resumo

Este trabalho analisa o desenvolvimento de narrativas por crianças falantes do português brasileiro em dois pontos relacionados ao estudo da referência espacial: ocorrência de menção espacial e sua relação com o personagem principal da narrativa. Participaram do estudo 30 crianças de 5 a 10 anos, que produziram narrativas a partir de um pequeno livro de histórias. Verificou-se que existe uma forte relação entre a introdução do personagem principal e a localização espacial. Os resultados apresentados e a comparação realizada com outras línguas demonstram que a aquisição da referência espacial é uma tarefa complexa, que ocorre como um desenvolvimento gradual adquirido relativamente tarde.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria de Mattos Guimarães, A. (2019). Desenvolvimento de narrativas introdução de referentes no universo textual. Revista Linguagem & Ensino, 2(2), 91-108. https://doi.org/10.15210/rle.v2i2.15503