Desenvolvimento de narrativas introdução de referentes no universo textual
Palavras-chave:
Aquisição, Referência espacial, Desenvolvimento de narrativas
Resumo
Este trabalho analisa o desenvolvimento de narrativas por crianças falantes do português brasileiro em dois pontos relacionados ao estudo da referência espacial: ocorrência de menção espacial e sua relação com o personagem principal da narrativa. Participaram do estudo 30 crianças de 5 a 10 anos, que produziram narrativas a partir de um pequeno livro de histórias. Verificou-se que existe uma forte relação entre a introdução do personagem principal e a localização espacial. Os resultados apresentados e a comparação realizada com outras línguas demonstram que a aquisição da referência espacial é uma tarefa complexa, que ocorre como um desenvolvimento gradual adquirido relativamente tarde.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria de Mattos Guimarães, A. (2019). Desenvolvimento de narrativas introdução de referentes no universo textual. Revista Linguagem & Ensino, 2(2), 91-108. https://doi.org/10.15210/rle.v2i2.15503
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).