Contribuições reflexivas para o ensino e a formação docente a partir da formação docente
Palavras-chave:
Pensamento do professor, Ensino de inglês, Desenvolvimento profissional
Resumo
As contribuições da área de conhecimento que se ocupa do pensamento do professor são relacionadas com o movimento que apregoa uma abordagem reflexiva na formação de futuros profissionais. Algumas definições de reflexão encontradas na literatura se encaixam com idéias oriundas de estudos sobre pensamento do professor, que enfatizam a necessidade de se considerar o modo como este vê o seu trabalho. Na parte final do trabalho são apresentadas sugestões de procedimentos que podem levar à reflexão.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Gimenez, T. (2019). Contribuições reflexivas para o ensino e a formação docente a partir da formação docente. Revista Linguagem & Ensino, 2(2), 129-143. https://doi.org/10.15210/rle.v2i2.15505
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).