Ensinando ideias principais

Estamos realmente ensinando?

  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Leitura, Ideias principais, Ensino, Conhecimento procedimental

Resumo

A autora discute, neste estudo exploratório, as instruções encontradas em livros didáticos de inglês em relação ao ensino de idéias principais. Os resultados indicam que, em geral, essas instruções não são claras e não esclarecem o aluno em termos do como proceder para chegar a essas idéias. A análise é feita da perspectiva da psicologia cognitiva e traz o argumento principal de que a identificação de idéias principais faz parte de um tipo de tarefa ‘menos-estruturada’ (Rosenshine & Meister, 1997), que envolve principalmente o nosso conhecimento procedimental (Anderson, 1995), ou implícito, o qual é intuitivo e não facilmente verbalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria Braga Tomitch, L. (2019). Ensinando ideias principais: Estamos realmente ensinando?. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 45-53. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15511