Teaching main ideas Are we really ‘teaching’?

  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: leitura, idéias principais, ensino, conhecimento procedimental

Resumo

A autora discute, neste estudo exploratório, as instruções encontradas em livros didáticos de inglês em relação ao ensino de idéias principais. Os resultados indicam que, em geral, essas instruções não são claras e não esclarecem o aluno em termos do como proceder para chegar a essas idéias. A análise é feita da perspectiva da psicologia cognitiva e traz o argumento principal de que a identificação de idéias principais faz parte de um tipo de tarefa ‘menos-estruturada’ (Rosenshine & Meister, 1997), que envolve principalmente o nosso conhecimento procedimental (Anderson, 1995), ou implícito, o qual é intuitivo e não facilmente verbalizado.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Tomitch, L. M. B. (2019). Teaching main ideas Are we really ‘teaching’?. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 45-53. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15511