Ensinando ideias principais
Estamos realmente ensinando?
Palavras-chave:
Leitura, Ideias principais, Ensino, Conhecimento procedimental
Resumo
A autora discute, neste estudo exploratório, as instruções encontradas em livros didáticos de inglês em relação ao ensino de idéias principais. Os resultados indicam que, em geral, essas instruções não são claras e não esclarecem o aluno em termos do como proceder para chegar a essas idéias. A análise é feita da perspectiva da psicologia cognitiva e traz o argumento principal de que a identificação de idéias principais faz parte de um tipo de tarefa ‘menos-estruturada’ (Rosenshine & Meister, 1997), que envolve principalmente o nosso conhecimento procedimental (Anderson, 1995), ou implícito, o qual é intuitivo e não facilmente verbalizado.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria Braga Tomitch, L. (2019). Ensinando ideias principais: Estamos realmente ensinando?. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 45-53. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15511
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).