A relação professor/pesquisador
múltiplas perspectivas e possibilidades
Palavras-chave:
Relações professor/pesquisador, Aprendizagem de L2, Estudos de sala de aula de L2
Resumo
Esse capítulo oferece cinco perspectivas sobre as relações múltiplas e possíveis de professores de segunda língua ou língua estrangeira (L2) e pesquisadores. O capítulo inicia com uma visão geral das tradições e transições nas abordagens, valores, e preocupações de professores e pesquisadores de L2. A isso se segue a discussão e ilustração de quatro das cinco relações, incluindo (1) coexistência de atividades de ensino e pesquisa, centrada em tópicos similares, por meio de abordagens e objetivos individuais; (2) colaboração de esforços da pesquisa e do ensino na coleta, análise, e interpretação de dados, pesquisa ação, e estudo etnográfico compartilhados; (3) complementaridade de habilidades de ensino e pesquisa, em direção a tratamentos teoricamente motivados, planejados em um contexto de pesquisa e depois estudados em sala de aula; e (4) compatibilidade de interesses de ensino e pesquisa, no que diz respeito aos processos cognitivos e sociais de ensino de L2, e seleção de material e atividades para pesquisa e ensino de L2. O capítulo conclui com um resumo de um projeto em ensino e aprendizagem de L2 baseado em conteúdo, que ilustra uma quinta relação, de convergência, através das perspectivas (1) - (4).
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Pica, T., Nicolaides, C., & Fernandes, V. (2019). A relação professor/pesquisador: múltiplas perspectivas e possibilidades. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 55-88. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15512
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).