A relação professor/pesquisador

múltiplas perspectivas e possibilidades

  • Teresa Pica Universidade da Pennsylvania
  • Christiane Nicolaides Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Vera Fernandes Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Palavras-chave: Relações professor/pesquisador, Aprendizagem de L2, Estudos de sala de aula de L2

Resumo

Esse capítulo oferece cinco perspectivas sobre as relações múltiplas e possíveis de professores de segunda língua ou língua estrangeira (L2) e pesquisadores. O capítulo inicia com uma visão geral das tradições e transições nas abordagens, valores, e preocupações de professores e pesquisadores de L2. A isso se segue a discussão e ilustração de quatro das cinco relações, incluindo (1) coexistência de atividades de ensino e pesquisa, centrada em tópicos similares, por meio de abordagens e objetivos individuais; (2) colaboração de esforços da pesquisa e do ensino na coleta, análise, e interpretação de dados, pesquisa ação, e estudo etnográfico compartilhados; (3) complementaridade de habilidades de ensino e pesquisa, em direção a tratamentos teoricamente motivados, planejados em um contexto de pesquisa e depois estudados em sala de aula; e (4) compatibilidade de interesses de ensino e pesquisa, no que diz respeito aos processos cognitivos e sociais de ensino de L2, e seleção de material e atividades para pesquisa e ensino de L2. O capítulo conclui com um resumo de um projeto em ensino e aprendizagem de L2 baseado em conteúdo, que ilustra uma quinta relação, de convergência, através das perspectivas (1) - (4).
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Pica, T., Nicolaides, C., & Fernandes, V. (2019). A relação professor/pesquisador: múltiplas perspectivas e possibilidades. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 55-88. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15512