A complexidade da passiva e as implicações pedagógicas do seu uso

  • Maria Angélica Furtado da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Passiva, Ordenação de constituintes, Motivação pragmática

Resumo

Este artigo discute a complexidade sintática, semântica e pragmática das orações passivas e questões a ela relacionadas, tais como a ocorrência da passiva em textos falados e escritos e as implicações pedagógicas do seu uso. Defende-se que a complexidade da oração passiva resulta do fato de que ela reverte a ordem natural de apresentação dos constituintes de uma oração ativa transitiva. Apesar disso, a motivação discursiva/pragmática para o uso da passiva é uma garantia de sua correta interpretação.

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Publicado
2019-03-14
Como Citar
Angélica Furtado da Cunha, M. (2019). A complexidade da passiva e as implicações pedagógicas do seu uso. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 107-116. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15514