A complexidade da passiva e as implicações pedagógicas do seu uso
Palavras-chave:
Passiva, Ordenação de constituintes, Motivação pragmática
Resumo
Este artigo discute a complexidade sintática, semântica e pragmática das orações passivas e questões a ela relacionadas, tais como a ocorrência da passiva em textos falados e escritos e as implicações pedagógicas do seu uso. Defende-se que a complexidade da oração passiva resulta do fato de que ela reverte a ordem natural de apresentação dos constituintes de uma oração ativa transitiva. Apesar disso, a motivação discursiva/pragmática para o uso da passiva é uma garantia de sua correta interpretação.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Angélica Furtado da Cunha, M. (2019). A complexidade da passiva e as implicações pedagógicas do seu uso. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 107-116. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15514
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).