Aprendendo a ensinar

a autonomia do professor-aprendiz no projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFMG

  • Deise P. Dutra Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Célia M. Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: Formação de professores, Reflexão, Autonomia

Resumo

Este estudo, realizado no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, relata a experiência de reflexão de professoresaprendizes, sobre a sala de aula de inglês, através da escrita de diários e de entrevistas. Esta proposta vai além das discussões metodológicas comuns em cursos de línguas, incorporando a reflexão como instrumento crucial na formação completa de professores e mostrando como novos paradigmas podem ser avaliados mesmo em Centros de Extensão com um grande número de professores-aprendizes. Além disso, o estudo aponta para o fato de que os diários têm um papel na construção da auto confiança e da percepção, pelos estagiários, de parâmetros que vêm consolidar ou até desafiar suas crenças a respeito do processo de aprendizagem/ensino de inglês como língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
P. Dutra, D., & M. Magalhães, C. (2019). Aprendendo a ensinar: a autonomia do professor-aprendiz no projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Revista Linguagem & Ensino, 3(2), 61-73. https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15523