Comportamento diretivo/requisitivo do professor de inglês como língua estrangeira
foco no núcleo do ato
Palavras-chave:
Comportamento diretivo/requisitivo, Ato diretivo, Pedido, Indiretividade, Estratégia requisitiva
Resumo
Este trabalho investiga os padrões de variação pragmática na interação em sala de aula. Estuda-se a questão do comportamento diretivo/requisitivo do professor de inglês como língua estrangeira, no contexto brasileiro, comparando-se o discurso do professor de inglês, falante nativo, com o do professor falante não-nativo de inglês, frente a aprendizes de três diferentes níveis de proficiência: elementar, intermediário e adiantado. A fundamentação teórica da pesquisa se apóia na Teoria dos Atos da Fala (Searle, 1971) e, principalmente, no esquema de codificação do projeto CCSARP (Blum Kulka et al. 1989) que propõe uma taxonomia para se classificar tipos de estratégia re quisitiva, numa escala de tripartite de (in)diretividade com, ao todo, nove subtipos de estratégia. O estudo revela que embora o comportamento diretivo de ambos os professores não tenha sido diferente quanto aos níveis de indiretividade, mostrou diferença significativa em relação à freqüência na distribuição dos tipos de estratégia requisitiva. Outrossim, o fato de que ambos, professores nativos e não-nativos, foram mais indiretos com aprendizes de nível adiantado corrobora sua sensibilidade em relação ao nível de proficiência de seus alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Teixeira Vidal, R. (2019). Comportamento diretivo/requisitivo do professor de inglês como língua estrangeira: foco no núcleo do ato. Revista Linguagem & Ensino, 3(2), 75-107. https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15524
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).