Ensinar ou não a gramática na escola
eis a questão
Palavras-chave:
Gramática, Ensino, Linguagem
Resumo
Neste texto, esperamos suscitar uma reflexão acerca do ensino de gramática na escola, tendo como base o processo histórico que o institucionalizou. Pretendemos esclarecer o conceito de gramática, que não está bem delimitado e considerar que disso decorrem várias conseqüências, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos. Apresentamos definições e concepções de gramática e de linguagem, bem como os tipos de ensino que norteiam nosso trabalho na escola, fazendo uma reflexão acerca das propostas das três correntes da gramática com o propósito de verificar em que sentido as abordagens das mesmas podem fornecer subsídios para uma prática pedagógica do ensino da gramática, considerando: Qual o objetivo do ensino de gramática na escola, do nível fundamental ao superior? Que concepções de linguagem subjazem às teorias propostas? Qual o público para o qual é dirigido o ensino de gramática?
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria Ribeiro, O. (2019). Ensinar ou não a gramática na escola: eis a questão. Revista Linguagem & Ensino, 4(1), 141-157. https://doi.org/10.15210/rle.v4i1.15531
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).